Navegação
 
Usuários Online
 
Visitantes Online: 3

Membros Online: 0

Membros Registrados: 39
Mais Novo Membro: soccerjersey12
Entrar
 
Usuário

Senha



Não é um membro ainda?
Clique aqui e registre-se.

Esqueceu sua senha?
Solicite uma nova aqui.
Bem-vindo
 
Bem-vindo ao Espaço Linux, sua comunidade dedicada a Linux no Brasil!

Este espaço foi criado para você, somente para você: usuário, administrador de redes, curioso e até mesmo para usuários de Windows que tem o desejo de conhecer este sistema operacional que cresce mais e mais a cada dia ao redor do mundo.

Gostaria através desta mensagem dizer que estamos muito felizes com sua presença em nossa comunidade e que estamos a disposição para auxiliá-lo da melhor forma possível.

O menu de navegação encontra-se a esquerda. Nele você consegue visualizar os artigos e dicas sobre o sistema e acessar o nosso fórum para tirar dúvidas e fazer novas amizades. Mais uma vez seja bem vindo e divirta-se!
Alerta: O repositório debian-multimedia não é oficial no Debian
Linux"O projeto Debian está alertando os usuários de que o repositório oficial Debian Multimedia deve ser considerado inseguro. De acordo com os mantenedores do Debian, o domínio debian-multimedia.org não está mais associado aos repositórios oficiais do projeto Debian. Com isso, a segurança está comprometida e os utilizadores devem removê-lo do seu arquivo sources.list o mais rapidamente possível.

Usar repositórios não oficiais sempre representa um risco de segurança e este exemplo mostra claramente uma das razões, como o projeto geralmente não tem qualquer controle sobre tais repositórios. Uma vez que os novos proprietários do domínio debian-multimedia.org são susceptíveis de ter acesso às chaves de assinatura para o repositório expirado, o risco de segurança é um pouco atenuado, enquanto os usuários não instalar pacotes não assinados. Em qualquer caso, Debian recomenda retirar o repositório de um arquivo de fontes, é o melhor procedimento a seguir."

fonte: br-linux.org
VAGA: Oportunidade Sysadmin Linux na ONU/Timor-Les
LinuxNota postada por Andre Piazza para a comunidade Linux:

“O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) está a procura de um Administrador de Sistemas Linux que fale Português para atuar na administração de sistemas e serviços de TI no Ministério da Justiça de Timor-Leste. Esta é uma grande oportunidade de experiência internacional, trabalhando para a ONU, em um novo país com diferentes culturas e novos desafios e oportunidades. Interessados favor enviar CV e Cover Letter para andre.piazza@undp.org .
Os Termos de Referência com detalhes da vaga se encontram no site da UNDP/Timor-Leste, em http://justice.tl.undp.org (no item “Job Opportunities” à esquerda).”
Novo KDE 4.10.1 disponível para download!
Software“Foram mais de cem correções de bugs e atualizações de tradução nesta primeira atualização de estabilidade para o KDE 4.10. O anúncio da versão 4.10.1 observa bugs corrigidos no Kontact PIM e KWin, que foi lançado a cerca de um mês.

A atualização de 4.10 para 4.10.1 não deverá levantar grandes problemas, uma vez que tem apenas correções de bugs e atualizações de tradução. Algumas distribuições são propensas a atualizar para as novas versões. O Projeto Fedora, por exemplo, estará disponibilizando uma atualização para o Fedora 18, que foi enviado com o KDE 4.9, em um futuro próximo.

A partir de agora até julho, o projeto KDE estará disponibilizando atualizações mensais contendo correções de bugs, principalmente em versões menores do KDE 4.10. O calendário tem a última atualização, o KDE 4.10.5, a ser disponibilizado no dia 2 de julho. A partir daí, o foco será no KDE 4.11, que, de acordo com o calendário do projeto, está previsto para lançamento em meados de agosto.”

fonte: revista.espiritolivre.org
Nova versão do servidor gráfico X.Server: 1.14!
SoftwareMelhorias na performance assim como correções para dispositivos touch e sistemas com placas gráficas híbridas estão entre as novidades do novo X Server 1.14. O novo X Server também inclui modificações que afetam os pointer barriers. O novo GNOME 3.8 irá utilizar os pointer barriers para estabelecer qual distância e em qual velocidade um usuário moveu o ponteiro do mouse até a bordar da tela; se os valores forem grandes, o GNOME irá exibir o painel de notificação imediatamente em vez de esperar por um segundo.

Como em outros lançamentos recentes, a nova versão do X Server inclui uma nova ABI (Application Binary Interface) modificada, o que significa que os drivers devem ser recompilados para atender o novo X Server. O driver proprietário da NVIDIA já suporta a nova ABI, mas o driver da AMD ainda não. Esta é uma das razões para o Ubuntu 13.04 não utilizar o novo X Server. O Fedora esta integrando o novo X Server no branch do desenvolvimento, e deve disponibilizar já na versão 19 da distribuição.”

fonte: marcelo.juntadados.org
Stoq 1.5 - Gestão Empresarial Open Source
SoftwareCom muita satisfação, a Equipe Async Stoq anuncia a versão 1.5 do Stoq.

Atrativos deste release:
=================
* Nova opção para troca de produtos.
* Devolução parcial de venda.
* Parâmetro "desabilitar vendas" para cliente com pagamentos atrasados, sendo possível também configurar uma tolerância para considerar um pagamento atrasado.
* Relatório de vendas por forma de pagamento.
* Relatório listando os totais de vendas por vendedor.
* Controle de acessos de usuários baseado por filial.
* Opção de desconto máximo para categorias de clientes.
* Novo campo de salário de cliente e possibilidade de cálculo automático de limite de crédito baseado em seu percentual (configurável via parâmetro).
* Seleção de uma conta financeira ao dar baixa em pagamentos do tipo dinheiro.
* Opção para configurar baudrate da Impressora Fiscal.
* Opção para cadastrar histórico de consultas de crédito de um cliente.
* Impressão de nota promissória junto com os carnês do crediário.
* Renegociação de pagamentos para vendas sem clientes.
* Criação de pedido para fornecedor com produtos ainda não associados, realizando neste momento o processo de associação ao mesmo.
* Somente as vendas pertencentes a filial atual são exibidas na pesquisa principal do aplicativo vendas.

Para visualizar a lista completa de novidades deste lançamento, acesse - http://www.stoq.c...novidades/

Como em versões anteriores, é suportada atualização da versão 1.4 para 1.5.
Trinity Desktop chega a versão 3.5.13.1
LinuxFork do K.D.E 3, o projeto Trinity continua com força total e chega a versão 3.5.13.1 nesta quinta-feira, dia 11/10/2012.

Entre as novidades que incorpora podemos citar melhorias na estabilidade da interface e correções de segurança.

i.imgur.com/BEoOh.jpg

Instruções de instalação e atualização para esta nova build podem ser obtidas no site oficial através do link http://www.trinit...
Slackware Linux 14 disponível para download!
LinuxDepois de mais de dois meses de testes, o desenvolvedor do Slackware, Patrick Volkerdin, finalmente liberou a versão final do sistema.

Entre as novidades, temos o kernel 3.2.29, o Firefox 15.0.1 e o update de diversas ferramentas entre compiladores, recursos do X.Org, entre outros.

Para maiores informações, visitem o site do Slackware Linux em http://www.slackw...s/14.0.php. Para efetuar o download, acesse um dos links abaixo:

Slackware 14.0 - 32 Bits - http://ftp.heanet...ll-dvd.iso

Slackware 14.0 - 64 Bits - http://ftp.nara.w...ll-dvd.iso
Aula gratuíta de File System no Linux dia 24/09/2012!
LinuxSerá neste dia 24/09, às 20:00, a aula demonstrativa do curso preparatório para certificação LPI. Essa aula será de file systems Linux (criação de partições, formatação de volumes e montagem manual e automática).

A aula é gratuita e tem o intuito de demonstrar o estilo de ensino e as funcionalidades das ferramentas a serem utilizadas para que o aluno possa saber exatamente como vai ser o curso dele.

Os interessados devem acessar o link http://www.anymee...=howtoday1 às 20:00 do dia 24/09 e já estarão na conferência.

Os recursos disponíveis serão: Conferência de áudio; Conferência de vídeo; Compartilhamento de desktop (instrutor/aluno ou aluno/instrutor); Vídeo da aula gravada.

via Br-Linux
Gimp ganha download oficial para Mac, dispensa o X11
AppleO Gimp é um editor gráfico open source popular no Linux cujo suporte a Mac acaba de passar por uma revolução, incluindo dispensar o X11, passar a ter download oficial e oferecer um modo de janela única.

Até a semana passada, usuários de Mac que visitavam a página de downloads do Gimp eram dirigidos a outro projeto: o Gimp on OS X, que durante anos foi efetivamente a fonte de download da “versão oficial” para Mac e veio prestando bons serviços de oferecer executáveis deste aplicativo open source prontos para instalar em várias versões do Mac.

i.imgur.com/OGXxf.jpg

(…) E nesta semana mais 2 fatos novos surgiram: com o lançamento do Gimp 2.8.2, a página de downloads do Gimp passou a oferecer diretamente um instalador para Mac em formato DMG, e a versão passou a não mais fazer uso do X11: agora a interface é nativa do Mac. (…) Já deu de testar e fazer algumas brincadeiras (inclusive ativando a opção “Modo de janela única” no menu Janelas, mas em 5 minutos o programa fechou inesperadamente 3 vezes, sinalizando que ainda vou continuar usando o Acorn por mais algum tempo antes de pensar a sério em voltar ao Gimp no Mac ツ

Mas mesmo com fechamentos súbitos a notícia é ótima e vou aguardar a possibilidade de experimentar a estabilidade de futuras versões!

fonte: br-mac
Lançada a versão estável do Lazarus 1.0 (IDE Delphi/Pascal)
SoftwareO Lazarus é uma IDE open source para desenvolvimento RAD em Pascal, que lembra bastante o Delphi e, além de gerar código para múltiplas plataformas, permite desenvolver em muitas delas também.

i.imgur.com/ziZTk.png

Após longos anos de desenvolvimento, sua versão 1.0 acaba de ser lançada e está disponível para download para Linux, Mac, FreeBSD e Windows.

As notas de lançamento trazem as novidades da versão, mas são úteis especialmente para quem já acompanhava o projeto.

Site oficial do projeto: http://www.lazaru...ascal.org/

Download: http://sourceforg...rus/files/

Fonte da Notícia: br-linux
Nova versão do Knoppix Linux
LinuxDepois de um certo tempo, Klaus Knnoper anunciou uma nova versão do seu sistema Linux Knnopix. A versão 7.0.4 continua tendo como base o Debian Linux, porém utilizando um método live permitindo que um usuário teste o sistema antes de efetuar sua instalação.

Esta versão utiliza pacotes baseados na versão estável, assim como os mais recentes dos ramos "testing" e "unstable". Entre as novidades, podemos destacar o Kernel 3.4.9, o X.Org 7.7, suporte a arquitetura de 64 bits com o parâmetro no boot 'knoppix64' e muito mais.

O download pode ser efetuado a partid dos links abaixo:

Imagem de CD: http://ftp.uni-ol...-20-EN.iso
Imagem de DVD: http://ftp.vim.or...-20-EN.iso